terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Palestra: Titularidade da terra quilombola

Aconteceu no dia 11de novembro na Escola Nilo Batista, a palestra sobre a titularidade da terra quilombola e a valorização da identidade dos remanescentes de quilombos, com o representante dos remanescentes quilombolas da Fazenda Botafogo/Caveira, Sr. Roberto dos Santos.

Os alunos ficaram encantados com as histórias contadas pelo Sr. Roberto e puderam compreender a dificuldade enfrentada pela comunidade para o reconhecimento de propriedade da terra.

O evento fez parte do projeto “Racismo: não adianta fingir que não existe”, do Prof. Breno Azevedo, da área de História, no qual os alunos realizaram diversas atividades e pesquisas objetivando a reflexão sobre as ações afirmativas enquanto reparadoras dos aspectos discriminatórios, que impedem o acesso de pessoas pertencentes a diversos grupos sociais às mais diferentes oportunidades, além de trabalhar questões que promovam a discussão de assuntos relevantes à sociedade, dentro da sala de aula.

Breve Histórico:

A origem dos moradores de Caveira, segundo seus depoimentos, é do tempo da escravidão. A Fazenda Campos Novos em que moraram alguns de seus antepassados era uma fazenda de escravos, que eram traficados pelo porto de Búzios e conduzidos por tropeiros até a propriedade.

As mercadorias chegadas aos portos de Cabo Frio eram transportadas através do canal de Una que corta a região.

Através de documentação histórica se constatou que Campos Novos era uma área indígena sob a jurisdição dos jesuítas desde os primórdios do século XVII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário