quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cantinho do Professor

O Jornal O Quilombola aproveita este espaço para divulgar o trabalho dos professores da EAM Nilo Batista. Abriremos este "cantinho" com a referência do estudo elaborado pela Profª Flávia (Agricultura).









Engª Agrª Profª Flávia Targa Martins

Mestrado em Fitotecnia

Área de concentração Fruticultura



COMPORTAMENTO DE LARANJEIRA ‘VALÊNCIA’ PROPAGADA POR ESTAQUIA E ENXERTIA

MARTINS, F.T.1; BRUGNARA, E.C.2; WEILER, R.L.2; SCHWARZ, S.F.2; SCHÄFER, G.2; SARTORI, I.V.2; KOLLER, O.C. (1Eng. Agrônoma, E-mail: plafla@terra.com.br 2Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. E-mail: schwarz@ufrgs.br)

Esta pesquisa objetivou estudar a produção e o desenvolvimento da laranjeira ‘Valência’ (Citrus sinensis (L.) Osb.) enxertadas sobre citrangeiro ‘Troyer’ (C. sinensis (L.) Osb. x P. trifoliata (L.) Raf.) e citrumeleiro ‘Swingle’ (C. paradisi Macf. X P. trifoliata (L.) Raf.), além de plantas propagadas por estaquia. O experimento foi instalado na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, localizada no município de Eldorado do Sul, RS, em junho de 1989. Foram avaliadas as produções no período de 1994 a 1997 e a produção e o desenvolvimento de plantas no período de 2002 a 2004. Nos primeiros anos, as plantas propagadas por estaquia não alcançaram a mesma produção dos demais tratamentos. Somente a partir do quarto ano de produção, as plantas produzidas por estaquia se igualaram em produção às plantas enxertadas. A propagação por estaquia não afetou o desenvolvimento vegetativo final das plantas de laranjeiras ‘Valência’. (Apoio: CNPq, CAPES, FAPERGS)

Palavras-chave: Propagação vegetativa; Citrus; estaquia, enxertia


COMPORTAMENTO DE TANGERINEIRA ‘MONTENEGRINA’ PROPAGADA POR ESTAQUIA E ENXERTIA

MARTINS, F.T.1; WEILER, R.L.2; BRUGNARA, E.C.2; SCHWARZ, S.F.2; IDALGO, T.D.N.2; SCHÄFER, G.2; SARTORI, I.V.2; KOLLER, O.C. (1COLOCAR O NOME DA UNIVERSIDADE ONDE ESTÁ TRABALHANDO, CIDADE, RJ. E-mail: plafla@terra.com.br 2Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. E-mail: schwarz@ufrgs.br)

Esta pesquisa objetivou estudar a produção e o desenvolvimento da tangerineira ‘Montenegrina’ (Citrus deliciosa Ten.) enxertada sobre citrangeiro ‘Troyer’ (C. sinensis (L.) Osb. x P. trifoliata (L.) Raf.), citrumeleiro ‘Swingle’ (C. paradisi Macf. X P. trifoliata (L.) Raf.) e P. trifoliata, além de plantas propagadas por estaquia. O experimento foi instalado na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, localizada no município de Eldorado do Sul, RS, em junho de 1989. Foram avaliadas as produções no período de 1993 a 1998 e a produção e o desenvolvimento de plantas no período de 2002 a 2004. Nos primeiros anos, as plantas propagadas por estaquia não alcançaram a mesma produção dos demais tratamentos. Somente a partir do quarto ano de produção, as plantas produzidas por estaquia se igualaram em produção às plantas enxertadas. Dentre os porta-enxertos avaliados, o citrumeleiro ‘Swingle’ destacou-se como uma boa alternativa de porta-enxerto para aumentar a eficiência produtiva da tangerineira ‘Montenegrina’ na Depressão Central do Rio Grande do Sul. A propagação por estaquia não afetou o desenvolvimento vegetativo final das plantas de tangerineira ‘Montenegrina’; contudo, apresentou elevado índice de mortalidade de plantas. (Apoio: CNPq, CAPES, FAPERGS)

Palavras-chave: Propagação vegetativa; Citrus, estaquia, enxertia



Nenhum comentário:

Postar um comentário