segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Alunos da Escola Nilo Batista recebem “Prêmio Técnico Empreendedor”


O projeto “Agroindústria com Quilombolas”, dos alunos Gilcéa Borges e Wanderson Pereira, do 3º Ano do curso Técnico-Agrícola, ficou classificado entre os três primeiros na seletiva da Região Sudeste do Prêmio Técnico Empreendedor, promovido pelo MEC, Sebrae e Banco do Brasil.
A orientação do projeto foi feita pelo Profº Nélio Nogueira (Orientador Educacional da Escola Nilo Batista) e o Corpo Técnico foi composto pelos professores Diego (Zootecnia), Flávia e Régis (Agricultura). O trabalho dos alunos, que teve ainda a participação da ex-aluna Jane Souza, do 2ºAno do referido curso, concorreu na Categoria: Técnico, sob o Tema: Inclusão Social.
Segundo o aluno Wanderson “a idéia para criação desse projeto surgiu da necessidade encontrada em perpetuar a prática de valorizar e garantir a preservação da cultura quilombola”.
O projeto é realizado com frutas em geral e com o artesanato próprio, elaborado e confeccionado de acordo com a técnica e o material cultivado na comunidade quilombola.
A aluna Gilcéa, destaca que “o material utilizado será cultivado pelos próprios “trabalhadores”, fazendo com que os mesmos participem ativamente de todas as etapas do processo e possam, com suas práticas, aumentar a renda familiar”.
Para os organizadores do “Prêmio Técnico Empreendedor”, esta iniciativa visa estimular, reconhecer, premiar e divulgar as atividades de empreendedorismo e cooperativismo desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica.
As práticas empreendedoras e cooperativistas se caracterizam como soluções técnicas e tecnológicas com possibilidade de se transformar em “negócio” executável pelos alunos, apresentadas em um Projeto, sob a orientação de um professor e que comprovadamente contribuam com o processo de desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades.
Os projetos precisam ser caracterizados como negócios viáveis econômica e socialmente, propondo soluções técnicas nas atividades de comércio, indústria, serviços e na gestão de negócio, passíveis de serem executados pelos alunos.
Parabéns aos alunos e às pessoas envolvidas no projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário