quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Escola Nilo Batista realizou “Seminário de Hip Hop” para os alunos

No final do mês de outubro a Escola Nilo Batista promoveu o “Seminário Hip Hop Arte Periférica na Escola”, com a realização de várias oficinas e palestras para os alunos de todas as séries.
O evento, que teve a duração de uma semana, contou com a participação de integrantes do movimento “Hip Hop Ativista” (www.myspace.com/hiphopativista).

As oficinas
Foram realizadas oficinas de Rap, de DJ, de Break e de Grafiti, com a participação em massa dos alunos, interessados em aprender com os instrutores todas as técnicas e movimentos apresentados.
O evento contou ainda com palestra sobre as questões do Hip Hop, exibição de filme correlacionado ao Hip Hop e apresentações de artistas locais e de convidados.
O evento foi proposto pelo Prof.º Nélio Nogueira, Orientador Educacional da escola, e fez muito sucesso entre os alunos.
O Jornal O Quilombola conferiu de perto e aos poucos postaremos diversos materiais relacionados ao evento.

Entendendo um pouco mais:
O Hip Hop é um movimento que se divide em diversas manifestações artísticas: a música (rap), a pintura (grafiti), o DJ (disk jockey), a dança (break), fora o esporte tipicamente urbano e o áudio visual. A legitimidade da cultura Hip Hop esta em denunciar e criticar as desigualdades sociais e raciais, sendo assim, a maioria dos artistas do gênero é oriundo, ou ainda pertencem, as periferias, convivendo com o cotidiano dos problemas desses espaços sociais. A afirmação cultural tem como finalidade erguer a auto-estima dos grupos excluídos, tornando-se o símbolo da luta para conquistarem direitos e suprimir as necessidades sociais e políticas desses grupos. Esta cultura pode ser considerada, hoje, como uma das manifestações mais atuais da cultura popular brasileira.
O movimento Hip Hop constitui um movimento contra-hegêmonico que, além de preservar suas tradições e identidade cultural, têm a tarefa de denunciar as múltiplas formas de exploração e desigualdade, sejam de natureza econômica, política ou cultural. Considerando o quadro atual da exclusão e de violência vigente nas periferias urbanas, a valorização, bem como a disseminação da cultura Hip Hop entre jovens, constitui uma ação afirmativa urgente e necessária do ponto de vista da afirmação e efetivação de seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário