segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Pé na África"

E agora chega o dia 20 de novembro. Mas, e daí? O que se deve fazer nessa data? “Comemorar o dia de Zumbi”, dizem muitos. Comemorar o massacre ao Quilombo dos Palmares? As mortes daqueles que desejavam um lugar livre que lhes foi tirado? Não me parece apropriado.
Devido a curta vida da lei 10.639/03 muitos brasileiros ainda não tem o mínimo conhecimento do que é o Dia da Consciência Negra e do papel do negro na formação do país. Nós educadores, desejosos de mudanças, desanimamos ao perceber que essas mudanças não se farão presentes na sociedade tão cedo. Mas também como educador, penso que devemos seguir adiante e apoiar essas medidas. Transformações dessa natureza ocorrem devagar mesmo! Ou todos pensam que o racismo na África do Sul acabou em 1994 com o fim do apartheid? Ele ainda está lá, assim como o nosso racismo desde a colonização aqui persiste. Por isso muitos de nossos compatriotas acreditam que essa é uma festa a Zumbi, por diferentes motivos: celebração de macumbeiros (a velha pecha de ligar as religiões afro-brasileiras ao demônio), coisa de negros, de escravos, de pobres, de favelados esperançosos e outros.
Mas é bem simples, como o próprio nome do feriado (só estadual, que pena!) diz. Devemos aproveitar para refletir os problemas por um viés das discriminações sofridas pelos negros e afrodescendentes em geral, porque são problemas importantes do nosso país como: educação de qualidade e universalizada, redução da pobreza, combate inteligente à violência (um problema sério se você é afrodescendente homem entre 15 e 25 anos). São só três citados, mas bem relevantes! Infelizmente pessoas que desejam manter as coisas como sempre foram no Brasil relutam em abrir espaços para a inclusão de uma massa, que nem sempre tem a exata noção dos problemas que lhes afetam. Mantém a base de nossa sociedade na ignorância, quase a convencendo de que merecem passar essas necessidades por serem... negros! “Pobres” tentarão corrigir, mesmo que para esses mesmos que gritam isso vejam a associação entre essas palavras, tornando-as sinônimos. Mas devemos observar essas intenções para ter opinião própria. É para isso também que serve o dia 20 de novembro.
Aqui na Escola Agrícola Nilo Batista temos um projeto, o Pé na África, que tenta lançar esses desafios para uma comunidade muito atingida pelos problemas já aqui citados. Buscamos essas discussões através de atividades bem diversas, convidando as pessoas naquilo que se interessam para construir um debate que leve à reflexão desses temas e inicie o vislumbre do papel de cada um na sociedade futura sem discriminações e racismos tão comuns hoje ainda. Estamos tentando, é só um começo. Venha participar e ajudar a construir essa realidade!
Prof. Honório de Assis
Licenciado em Geografia e pós graduado em História da África


Nenhum comentário:

Postar um comentário